"Não comereis pão nem qualquer outro alimento fermentado; em todo lugar em que habitardes comereis pães ázimos!" - Êxodo 12:20
Aprenda a fazer os pratos da Santa Ceia! Essa será a temática da nossa nova temporada para o final de ano, onde retiraremos todos os pratos diretamente da Bíblia. Começaremos com o pão ázimo, o pão sem fermento!
Após saírem do Egito, os hebreus vagaram por quarenta anos pelo deserto, tornando impossível manter uma cultura de fermento para os pães. A farinha era então misturada com água e colocada sobre a superfície de alguma pedra para assar. Esse é um dos possíveis motivos do consumo deste pão sem fermentação. A outra possibilidade é de questão cultural. Existem indícios de que a fermentação de cervejas e pães foi criada no Egito. Os hebreus então não comeriam um alimento de seus inimigos, de um povo que escravizou a sua cultura por tanto tempo.
Mesmo diante de tantas adversidades, o consumo do pão se manteve constante. Isso nos leva ao pensamento do quão importante é este alimento para a humanidade. No livro "Cozinhar", Michael Pollan diz que para incitar revolta em qualquer cultura do mundo, basta aumentar o preço da farinha de trigo, pois se você aumenta o custo do consumo do alimento mais básico da raça humana, a vida de todos, sem exceção, é afetada negativamente.
Além então da importância religiosa do pão (como o corpo de Cristo), há também uma importância antropológica para a construção de qualquer estrutura social para o alimento básico ser farinha, água e pronto. Sem nem fermentar.
INGREDIENTES:
Massa
200g de farinha
120ml de água
Sal
MODO DE PREPARO:
Misturar todos os ingredientes até a massa ficar uniforme
Se a massa estiver muito seca, adicione mais água. Se estiver muita úmida, adicione mais farinha
Separar a massa em bolotas e abrir com a mão em formato de disco
Levar para frigideira em fogo médio até dourar dos dois lados
Para instruções mais detalhadas, assista ao vídeo no início da página.
Comentarios