A humanidade já passou por diversas crises iguais a que estamos passando. O alimento nessas situações é a necessidade básica mais latente.Agora, mais do que nunca, não podemos nos dar ao luxo de perder qualquer alimento. É por isso que nessa temporada vamos te ensinar as técnicas mais ancestrais de preservação de alimentos: curar, fermentar, desidratar e conservar. Tudo isso leva tempo e aproveitando que todos estamos em casa e temos tempo, então, bem vindos a Cozinha dos Tronos.
Cura é um método de preservação de comida com sal. O propósito aqui é o sal drenar a umidade do alimento por osmose. Assim o alimento fica com alta concentração de sal e pouco umidade, tornando-se inóspito para micróbios crescerem, evitando assim que estrague. Outros exemplos de cura são peixe e carne.
Até o final do século 19, a cura eram o principal método de conservação de carnes e peixes, com variações de lugar para lugar e alimento para alimento. Podendo ser combinado com defumação, cozimento, temperos, açúcar, etc. A cura foi de extrema importância na idade média. Durante o século 12 mesmo, carne curada eram consumida por quase todos as classes, e alguns açougueiros até eram tratados de maneira especial por dominarem essa arte.
INGREDIENTES:
5 gemas
2 copos de sal
1 1/2 de açúcar
Curry em pó
MODO DE PREPARO:
Misturar sal, açúcar e curry
Despejar metade dessa mistura num recipiente
Fazer uma marcação para cada gema usando a casca de um ovo
Separar, uma por uma, a gema da clara e gentilmente colocá-la nas marcações
Polvilhar por cima das gemas o restante da mistura de sal e açúcar, até cobrir todas
Fechar o recipiente, colocar na geladeira e aguardar de 4 à 7 dias
Retirar as gemas, agora duras, das mistura
Lavar as gemas, gentilmente
Secar as gemas no sol por 2 dias
Para instruções mais detalhadas, assista ao vídeo no início da página.
Comentários