Costela preparada na panela e finalizada na grelha! Uma receita da Roma Antiga retirada de um dos primeiros compilados de receitas da civilização.
O livro Apicius foi nomeado em homenagem a Marcus Gavius Apicius, um romano que era conhecido por ser completamente apaixonado por gastronomia. Apaixonado no nível de viajar até a África só para bater um rango, de ir atrás e estabelecer pratos únicos como língua de flamingo e, de acordo com alguns historiadores, ser financiado pelo governo para dar banquetes colossais para alguns estrangeiros de alta classe. Fazer aquela média com a classe alta.
Entretanto, Apicius não era cozinheiro, afinal isso costumava ser função de escravos. Ainda assim ganhou a reputação pela sua culinária, não só pelos banquetes que dava, mas também pelo grande conhecimento sobre comida: criação de animais, produção de comida, ingredientes exóticos e por aí vai. Porém, como diria minha mãe, "muita graça acaba em desgraça" e Marcus acabou falindo de tanto gastar com comida e por isso, diz a lenda, se matou com “medo de morrer pobre”. Já é a segunda pessoa que falamos aqui no canal que torrou tudo que tinha em comida. Mas quem sou eu pra julgar?
INGREDIENTES:
Costela de Porco ou Boi
Sal
Pimenta
Especiarias a gosto
Azeite
Caldo de Carne
MODO DE PREPARO
Levar a costela pra panela para selar
Adicionar caldo de carne (ou vinho), azeite e especiarias
Cozinhar a costela até amolecer e pegar o sabor de todos os temperos
Finalizar a carne na grelha aqui do lado.
Enquanto a carne assa, reduzir o caldo em que cozinhou para servir junto como um molho (A turma de Roma curtia um molhinho. Tem até molho de peixe pra comer com sobremesa nesse livro.)
Para instruções, assista ao vídeo no início da página.