Dando sequência na temporada de receitas romanas do Século I, preparamos cogumelos ao vinho, um prato que era feito pelos guerreiros romanos em suas longas marchas na antiguidade.
Apicius, o primeiro compilado de receitas da humanidade, recebeceu este nome porque em alguns dos seus manuscritos tinham receitas atribuídas a Marcus Gavius Apicius, de quem falamos sobre no último vídeo. Quantas dessas receitas de fato estão ligadas a ele, não é possível confirmar, mas ainda assim esse texto serve como registro dos reflexos do luxo da elite romana. A galera esbanjava os frutos das conquistas do império. Eram ingredientes importados, carne de pavão, carne de flamingo, mão de obra escrava na cozinha... Tudo para demonstrar status e comer bem.
Essa receita começa picando cogumelos e cozinhando-os no vinho com coentro ou no caldo de carne. Só essas duas opções já são consideradas duas receitas diferentes no Apicius, e a partir delas vem uma terceira, que é a que faremos agora.
Na receita original, ia um ingrediente levístico, uma planta do sul da Europa que a gente não vai achar aqui de jeito nenhum, então vamos usar folhas de salsão porque é o mais próximo do sabor que encontraremos por aqui.
INGREDIENTES:
Cogumelos picados
Coentro
Vinho tinto seco
Salsão
Mel
MODO DE PREPARO
Cozinhar os cogumelos no vinho com coentro até secar
Refogar com pimenta moída, mel, azeite e salsão
Para instruções, assista ao vídeo no início da página.
Comentários